Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira
22/03/2020

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, realizada anualmente em abril, foi antecipada em um mês por causa da pandemia de coronavírus. Assim, a campanha será iniciada a partir desta segunda-feira, 23, para proteger a população contra o vírus da gripe, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no estado, a meta é imunizar 90% do público alvo, formado por cerca de 4,6 milhões de pessoas. Neste ano, os idosos e profissionais de saúde que atuam na linha de frente, no atendimento à população, serão os primeiros a serem imunizados.

Nesta primeira fase serão imunizados também funcionários do sistema prisional e as populações indígenas e a privada de liberdade. Segundo a Sesab, a priorização dos idosos nessa primeira etapa, de acordo com o Ministério da Saúde, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. Professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos portadores de doenças crônicas e outras clínicas especiais poderão se vacinar a partir do dia 16 de abril. 

Já a partir de 9 de maio, será a vez das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, mulheres grávidas, mães no pós-parto, jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas portadoras de deficiências. A partir do dia 16 de abril, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos portadores de doenças crônicas e outras clínicas especiais, poderão se vacinar. A partir de 9 de maio, serão as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias), mulheres grávidas, mães no pós-parto, jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas portadoras de deficiências.

Fonte: A Tarde

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil